Qual a melhor maneira?
Voltam os posts sobre a Democracia. É claro para todos que a democracia acaba, na sua essência, por não funcionar. No entanto, como a célebre frase diz, é o menos mau dos regimes políticos, e vendo as hipóteses existentes pelo mundo... viva a democracia. Mas claro, não podemos ficar satisfeitos por viver numa, devemos fazer tudo para que esta vá melhorando, até funcionar quase perfeitamente. (Perfeição é a idealização, e eu, por mim, detestava ter "utopiano" como nacionalidade)
Agora qual a melhor maneira? Mas primeiro de onde surge a questão... Falei ontem com alguém, falávamos das presidencias, e a pessoa disse que iria fazer o seu voto nulo. Não branco, mas nulo. (Não façam já julgamentos de valor). A razão é simples. Não contente com o funcionamento do sistema democrático, e não escolhendo nenhum dos candidatos, a pessoa iria votar em branco. Mas como não confia no tratamento que sofrem os votos em branco, e sendo isso um sintoma do mau funcionamento da democracia, a pessoa vai fazer o seu voto nulo, como forma de protesto.
A conversa seguiu para a generalização, se todos fizéssem isso, seria uma maneira de algo mudar no sistema. Digamos que um cenário Saramaguiano, em que as pessoas começariam a votar nulo, em vez de branco, e o sistema haveria de, com isso, sofrer alguma transformação.
Identifiquei-me com a vontade de mudança, apesar de discordar por completo com o método. E acreditem, a pessoa tem bastante cabeça, não é uma tontinha qualquer.
Estive a informar-me, e apesar de não estar 100% certo de, os votos nulos são contados pelas mesas, mas ficam fora dos resultados oficiais, ou seja, não existe percentagem de votos nulos.
O que este método de acção me recorda é a fragilidade do que acredito ser o futuro da Democracia. Eu acredito que a Democracia irá evoluir até que as falhas se diluam num sistema bem oleado. As pessoas vão evoluir juntamente com o sistema, de modo a que este se torne o mais perfeito possível. Para isso devemos manter um comportamento democrático bom e efectivo, segundo a interpretação de cada um, do qual, para mim, o voto nulo não faz parte.
Tenho noção que vai durar centenas de anos a conseguir isto, portanto nunca vou ver esse sistema a funcionar. É como acreditar em algo que se sabe nunca se vai ver. É fácil radicalizar. Uma medida extrema é uma tentação para quem quer ver as coisas a funcionarem bem. Mesmo que com resultados imprevistos, tentar mudar de alguma forma.
Eu adorava que o sistema funcionasse bem… a sério, gostava de ver grupos de opinião no parlamento, os interesses instalados nos partidos a não ganharem o país… Mas poder-se-ia fazer alguma coisa pela democracia, efectuando um acto anti-democrático… É inconsistente à partida.
Eu, na situação de protesto, votaria em branco. Mesmo que depois seja alterado. Eu tenho que acreditar que o sistema funciona, mesmo sabendo que tem as suas falhas. Eu acredito, mesmo que haja maus actos, que a larga maioria boa prevalece.
Se não se confiar na Democracia, ela desaparece. Como outra qualquer coisa que não é respeitada. Eu acredito que o futuro trará um sistema aperfeiçoado pela experiência e pela educação Democrática das pessoas.
Perspectiva de banana, dizem vocês. Continuar a ser um bom democrata, à espera que todas as pessoas comecem a ser iguais a ti… O melhor que posso fazer é dar o exemplo, escrever posts como os de à poucos meses, que ninguém lê… Mas fazer o que posso… A melhor maneira de melhorar a Democracia é acreditar nela, apontar os problemas que achamos existirem, e esperar que a cada dia o sistema melhore, até perto da perfeição.
A Democracia perfeita nunca vai existir, pois não se adapta ao ser humano, naturalmente o ser humano não é democrático. Mas eu acredito que, se uma grande maioria tiver um bom comportamento, a Democracia é o melhor, na sua essência, sistema de funcionamento de um país.
Agora... Qual a melhor maneira?
A respeito de Democracias perfeitas, leiam "Utopia" de Thomas Moore, é uma obra renascentista, mas muito actual.
Leiam!
3 comments:
Pois, percebo a tua versão da história e em parte concordo. Mas desde que vivo na Alemanha que me conveço mais que os tugas têm uma apetência enorme para a vigarice e para o desenrasca. Por isso uma democracia no nosso país funciona forçosamente mal. Não digo que noutros países sejam perfeitas. Mas aqui parece que há mais acções em prol do povo e menos em prol de quem anda lá em cima. Em Portugal mudam as pessoas, mas a m**** é sempre a mesma. A sério que queria acreditar que o sistema funcionasse bem. Mas só tenho provas que não funciona. Isto não significa que tenha que ir com a carneirada. No entanto, acho que um acto não democrático às x leva a uma melhor democracia. Depende é quem está por trás a gerir.
"Continuar a ser um bom democrata, à espera que todas as pessoas comecem a ser iguais a ti… O melhor que posso fazer é dar o exemplo, escrever posts como os de à poucos meses, que ninguém lê… Mas fazer o que posso… A melhor maneira de melhorar a Democracia é acreditar nela, apontar os problemas que achamos existirem, e esperar que a cada dia o sistema melhore, até perto da perfeição."
nao entendo que tal seja uma perspectiva de banana... bem antes pelo contrario.
"A Democracia perfeita nunca vai existir, pois não se adapta ao ser humano, naturalmente o ser humano não é democrático. Mas eu acredito que, se uma grande maioria tiver um bom comportamento, a Democracia é o melhor, na sua essência, sistema de funcionamento de um país."
sem duvida que a democracia será o melhor sistema de funcionamento de um pais. basta que para isso as pessoas interiorizem a democracia. nao entendo que seja uma questao de bom comportamento pois , por vezes, os mais bem comportados sao os maiores anti democratas. trat-se, para mim, de uma questao de consciencia. e é esta falta de consciencia que faz com que nós, portugueses, sejamos aqueles que mais fogem ao fisco, que andam nos transportes à "portuguesa" como se diz lá fora, entre outros.
se é facil... não. se nós vamos ver uma democracia a funcionar como funcionam os melhores exemplos de democracia no mundo... é provavel que nao... mas provavelmente se nnguém começar a ter aquele comportamento que tu chamas de banana... entao será muito mais complicado.
abraços
vitor
A minha actual situação é muito simples: não gosto de nenhum dos candidatos. Não acho que nenhum me represente. Uns por uns motivos (senilidade, sorriso amarelo), outros por outros (ideal político longe do meu). Naturalmente não voto em nenhum. Como tal votaria em branco. Uma vez que sei de fontes fidedignas que há aldrabices nas mesas de voto por aproveitamento de votos em branco, por e simplesmente a única forma de protesto que tenho é a de votar como nulo. É uma maneira de voto como outra qualquer. Não consigo é entender como é que essa forma de voto é anti-democrática e isso é que vão ter que me explicar. No dicionário vem: democracia: sistema político que faz residir a fonte da soberania no conjunto da população, no povo, sem qualquer discriminação. Por isso é muito simples: onde está o meu acto anti-democrático?
O aproveitamento de votos em branco é que vai precisamente contra o ideal de democracia. Não sou eu, por votar nulo. Se as pessoas começarem de facto a protestar com votos nulos, havendo 10 milhões de votos (isso queríamos nós...) com 6 milhões de nulos, a ver se a forma de protesto não era ouvida. Sinceramente, acho que é preferível votar nulo como forma de protesto do que nem sequer ir às urnas, revelando uma total falta de interesse. Mas nem essa atitude é anti-democrática. E eu nem a critico porque entendo-a perfeitamente. Não é bonita, mas é uma forma de protesto como a minha. E se alguém tem culpa da inércia total das pessoas são os políticos que nos tratam como se fôssemos uns imbecis. Aí é que está a gravidade da questão e por isso é que se deveria lutar.
E que a democracia é o melhor sistema político, isso sabemos nós. Mas se é o ideal? Isso já não sei. Enquanto não aparecer ninguém com uma ideia melhor, que remédio! Mas este que temos não funciona como deveria. Assim como muitas outras coisas, mas isso dava pano para mangas.
Enfim, assim vai o mundo...
Post a Comment