Monday, April 17, 2006

O porquê do SDA

Na “República” de Plato discute-se a seguinte história:

O pastor Gyges era em tudo uma pessoa normal. Com os defeitos e qualidades normais de todos nós. Nunca tinha sido preso por nada, e sempre tinha respeitado a lei. Um dia, enquanto tomava conta de um rebanho encontra um anel. Ao pô-lo percebe que fica invisível. A sua mente percebe o que tem em mãos e elabora logo um plano para o usar. Vai até ao castelo do reino, seduz a rainha, mata o rei e torna-se ele próprio soberano.

Imaginemos agora dois homens com um anel do tipo. Um homem justo e moral e outro injusto e imoral. Glaucon e Adimantus dizem que o resultado final de ambos são actos imorais e injustos. Que mesmo o homem justo vai cair na tentação de cometer uma imoralidade perante a possibilidade de ser não descoberto. O interlocutor Sócrates, diz que não, um homem que vive interiormente segundo um padrão de regras morais não vai ceder perante a possibilidade de não ser descoberto.

É uma questão a pensar. Será que somos todos seres imorais à espera de poder escapar às regras da sociedade e assim levarmos a fim as nossas verdadeiras intenções? Por melhores que sejamos, perante uma situação em que sabemos não haver o castigo, pois ninguém nos veria, qual seria a nossa primeira acção?

Peço que sejam sinceros e me digam o que fariam se fossem vocês a encontrar o anel.




Esta história não vos deve ser estranha. Esta é a razão pela qual eu gosto do Senhor dos Anéis. Encontramos dezenas de questões filosóficas, religiosas e de humanidade. E as escolhas de Tolkien não foram ao acaso, ele fez uma mistura de um sem fim de histórias e questões de várias culturas. Não pensem que ponho uma peruca de hobbit para sair à noite, não sou nenhum geek do assunto, mas admito que como obra de literatura, é uma das melhores e cheia de significados que já li.

2 comments:

Sari said...

Questão MUUUUITO interessante, mas merece uma resposta bem pensada, por isso amanhã com uma mente fresca posto um outro comment...

(não vais de peruca... mas de pés descalços com aquele pelinho já não dirias que não, diz lá! AHAHAHAH eu cá ando de orelhas ponteagudas... e Porcotte, se comentares isto, morres!)

Porcotte Pink said...

Pessoalmente, acho que a Shoo tem umas orelhas élficas misturadas com hobbitianas (estou morta).

Quanto ao assunto em si, acho que ninguém está isento de ceder à tentação por muito elevados que sejam os seus valores morais.
Por experiência própria posso dizer que já fiz muitas asneiras que me ensinaram e ajudaram a moldar o meu carácter e a tentar viver o mais possível dentro da moralidade, a tentar ser uma pessoa melhor.
O que faria se encontrasse o anel, infelizmente não te posso responder. E espero sinceramente nunca o "encontrar", precisamente porque não sei o que faria: se resistiria à tentação ou não. Espero que sim, mas sei lá! Obviamente tentaria resistir, mas até que ponto é que uma pessoa é forte o suficiente, não sei.
E também a dúvida é, o que é viver dentro da moralidade? Sinceramente não sei. O que eu tento é respeitar os outros ao máximo, sem ferir susceptibilidades nem magoar ninguém. Mais que isto não te posso dizer!
Jinhos
PS: LOTR RULES!