Wednesday, June 28, 2006

Pêndulo de Foucault - Umberto Eco



Adjectivar esta obra é complicado. Imaginem todas as teorias de conspiração históricas que já ouviram e arranjem uma ligação entre elas. Pode parecer difícil, mas Eco fá-la com uma mestria fora do comum. Superior ao “Nome da Rosa” e ao mentiroso “Baudolino” ao meu fraquinho ver. Esqueçam Dan Brown, se querem ler como se pode escrever a história do mundo usando um “Plano” composto por essa mescla de teorias de conspiração, desta vez “creditadas” por um historiador, leiam o “Pêndulo de Foucault”. Mas tenho que vos dizer que tem um preço, que não quis pagar na primeira tentativa de leitura. Passei o tempo a ler em frente ao computador, com um “google” pronto a socorrer um tipo sem caparro para a obra. Os conceitos vêm em catadupa e a verdade é que maior parte da vezes ficamos sem perceber qual a direcção das apreciações.

A ideia que passa é que o tipo juntou todo o semblante de conspiração que encontrou durante a sua vida de historiador e incluiu-as no Pêndulo. É uma tareiazita, mas quem consegue ter paciência para procurar “palacianos”, “séforas”, e “jacobianos” no google, pode ter a certeza que vai ter mais histórias para contar na fogueira de sábado à noite.

Recomendo fortemente ao jojolopi, cujas teorias de conspiração futebolísticas ouvi a vida toda.

2 comments:

DRei said...

Ja me tinham recomendado o livro!! Agora fiquei mm com vontade de ler!...
E, visita em Agosto, dizes tu?? Ai...e tal...nao sei...ja tenho visitas... ; ) Claro!!!! A casa é pequenina mas está aberta aos amigos!! Vai ser um prazer!! Bjinhos

NoKas said...

Mmmmm, mais um livro para a eterna lista de "desejados"!