Monday, July 24, 2006

"A Arte da Guerra" de Sun Tzu



Quando me falavam na obra, sempre a imaginei ao lado da raquete de squash, pertencente à classe yuppie, tão facilmente odiada. Muitos gurus da gestão de recursos, humanos ou não, finanças, aconselham a leitura do livro. Li por curiosidade, assim como comecei no squash.

É um livro bem pequeno, em poucas páginas é resumida toda a visão do senhor da guerra, de como ganhar a mesma. Seja a maneira de juntar dinheiro, a moral das tropas, o tipo de terrenos em que se luta, a maneira de comandar, as relações com o seu soberano, tudo é tratado segundo máximas bem definidas. A obra tem um contexto muito longe dos nossos dias, mas cabe a cada um estabelecer os paralelos com a sua vida, e o modo de aplicar esse tipo de raciocínio. Um bom exemplo é as características do bom capitão, assim como a exaltação às redes de informação e espionagem.

Todas as edições vêm complementadas com comentários de generais chineses e outros. O mais engraçado são os exemplos práticos que arranjam para exemplificar cada uma das regras de Sun Tzu. O livro em si é pequeno, e quando bem aplicado, pode tornar-se uma ferramenta poderosa no tratamento social de todo o género de pessoa. Não é a arma secreta que muitos apresentam, acho que a interpretação de cada um, e os paralelos que cada um traça para melhorar o seu comportamento, são o que fazem a riqueza desta leitura. Acreditem que comecei a ver Sun Tzu no comportamento de muitas pessoas.

No comments: