Friday, October 06, 2006

O "Último cabalista de Lisboa" de Richard Zimler

Image Hosted by ImageShack.us



Tenho um amigo que costuma dizer que Portugal conheceu a verdadeira idade das trevas enquanto toda a Europa se iluminava e saía dela. A escuridão vinda da comparação magoa mais. Como o cego que já conheceu o gosto da visão, Portugal tornava-se cada vez mais pequeno, já tendo gozado de estatuto de dono do mundo.

José Rodrigues dos Santos no seu Codex identifica a simultaneidade com a saída de muitos novos cristãos do país como uma das razões para a queda da nossa nação. No Último cabalista de Lisboa, Richard Zimler explica-nos o porquê do êxodo, na forma de policial, que a espaços perde a importância perante as descrições de Lisboa no sec. XVI, das fogueiras alimentadas a Judeus, mas principalmente das gentes de Lisboa.

É apresentado como sendo baseado num escrito de quem viveu por dentro a situação. Pessoalmente, é razão suficiente para o ler. Vale principalmente pelo quadro em que se pinta a acção.

1 comment:

Anonymous said...

Bonjour
este livro todos deveriam ler para sentirem um pouco do que foi a nossa história. Quanto ao enredo? UFF!- não conseguia parar de ler até chegar ao fim.