Tuesday, February 27, 2007

Quando vais a Portugal tens sempre a impressão que nada mudou. Mais uns cabelos brancos na cabeça do teu pai, nenhum na tua mãe, continuas a ir ao café onde todos poêm o telemóvel em cima da mesa. É bom não ser uma colónia de nudistas para o objecto de ostentação. Uns amigos fizeram mais umas cadeiras, outros compraram uma casa, arranjaram emprego. Pensas na depressão que será quando começarem a casar. Não podes usar a mesma desculpa duas vezes. A contar a história da Carochinha serias um narrador feliz.

Vais mais uma vez, para saber o sexo da criança. Não é tua. Ficas feliz por ela. Mas adivinhas um babysitting intensivo para o resto da tua vida. Ninguém as percebe? Um bebé à frente de uma mulher e são todas iguais. Quando começar a conversa chata... Olha o que eu tenho aqui...

8 comments:

CAP CRÉUS said...

Eu que aqui estou tento sair sempre que posso! De facto Portugal não mudou! Aliás, mudou e para pior! Vens até cá e vês os telemoveis em cima da mesa (isso é uma ostentação, quanto melhor for o aparelho, melhores somos nós), vens até cá e vais ver o teu vizinho com outro carro novo (72 prestações, mas não faz mal).Tens de saber ignorar esses factos e essas atitudes poucochinhas,tens de continuar o teu caminho da melhor maneira que souberes!E queres um conselho? Enquanto puderes deixa-te ficar longe, vindo até aqui de vez em quando.(aliás terás em breve um bom argumento para o fazeres)Abraço

Anonymous said...

Não posso concordar com essa teoria de que nada muda, portugal está cada vez pior.Mas se acham mesmo que assim o é, então deixem-se de queixumes, é nas nossas mãos, naqueles que decidem ficar que vive a hipótese de mudança! Presistir em ver tudo a preto e branco, não é lá grande ajuda. Valorizem as coisas boas que temos, mexam-se para criar outras tantas!

CAP CRÉUS said...

Pois de facto os que cá ficam é que devem mudar, o rumo das coisas.Mas....e como?Como impedir que o tuga prefira ter um carro novo, o telemovel topo de gama, as ferias a prestações, o ir contra as leis(fumar no metro por exemplo, o cuspir para o chão, também serve!). Acabei de saber que ajudei a pagar indemnizações compensatórias à RTP! Alguém me pode dizer porquê? Coisas boas? Pois pois! Cada vez são menos!

Anonymous said...

" Portugal vale a pena" de Nicolau Santos.

"Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores. Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus. Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados, e que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.

Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.
E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).

Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.
Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.

O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.
Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses.

Chamam-se, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace,
Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe.

É este o País em que também vivemos.
É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.
Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.

Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.
Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?"

Nicolau Santos, Director - adjunto do Jornal Expresso In Revista Exportar

CAP CRÉUS said...

Este artigo já é sobejamente conhecido. E com esta lista vai-se fazer exactamente o quê? Parece-me uma lista não muito extensa. Ah nós inventamos a via verde, enão temos filas nas atm's porque temos uma em cada esquina..são boas coisas de facto, mas não chegam, para aumentar as exportações, nem diminuir p déficit, nem sequer para nos pormos em bicos dos pés perante os outros estados membros da UE.(inclusive, Malta, Rep. Checa, Estónia..) entre outros.., portanto alguns dos mais recentes!
Enquanto não deixarem de aproveitar o 25 de Abril como desculpa...

Anonymous said...

Era preciso, que o artigo, fosse AINDA mais conhecido, o objectivo é criar Motivação, em cada um de nós, mostrar que temos de facto potencialidade... todos sabemos que a vida em Portugal não está fácil, o problema é que a maioria opta pela desistência... pelo assistir da bancada, em vez de tentar fazer parte activa do desenvolvimento. E para quem insiste em fincar pé no preto e branco realmente não vale a pena... não vale a pena nem conversar.

E se me perguntarem, então mas que posso eu fazer? Também não sei bem, mas uma coisa é certa, podemos tentar começar por introduzir a diferença nas pessoas que nos rodeiam, no nosso local de trabalho, em tudo o que nos envolve, só isso já não é nada mau... para alguns pode parecer patético, mas Todos somos responsáveis pela nossa sociedade,os grandes percursos começam em pequenos passos, e nunca é tarde de mais para se começar, para quem tem vontade, é claro!

Manandre said...

Devo dizer-vos que nao era essa a intencao do post. Mas tambem vos digo que voces sao o polo sul e o polo norte nesta questao.

Se há algo que aprendi em Franca e aqui é que nao existem países perfeitos. E acreditem valorizei muito o nosso país, tanto que a perspectiva de voltar nada me assusta.

Mas tambem temos as nossas coisas que se podem melhorar. Sempre defendi que é o bom comportamento que deve servir de exemplo. Um pouco de resistencia passiva a Gandhi. Alias, a unica maneira de operar a mudanca é assim. As pessoas, em todo o lado, nao gostam de serem criticadas. Tem que aprender por elas.

Mesmo que nos bastidores, é por discussoes destas que vale a pena ter o blog. Aceitem o obrigado deste vosso, mesmo que deficiente de acentos.

CAP CRÉUS said...

Respeitante a esta matéria, estou cheio de créditos, já que posso afirmar que faço os possiveis para que este país seja mais civilizado e assim evoluir um pouco mais, para que não fiquemos sempre em último em qualquer tipo de sondagem a nível europeu. Como? Reclamando por exemplo com as Câmaras Municipais, sempre que vejo uma rua por asfaltar, sempre que vejo os caixotes da reciclagem cheios e a deitar por fora. Reclamo também com o metro de lisboa, já que os GRANDES PORTUGUESES, insistem em continuar a fumar nas estações, reclamo igualmente com as pessoas, aquelas que irão levar este glorioso País até aos píncaros, que deitam lixo na rua, ou cospem ou fumam ao meu lado num qualquer restaurante!
Mais? Todos os meses passo pela união zoófila onde deixo sacos de comida para cão e gato, e por eles, tal como por todos os animais à face da terra, vou até ao fim, luto com todas as armas! Já Gandhi dizia que através da maneira como se trata os animais se pode ver, quão civilizado é esse país. Está-se a ver, certo?
Nenhum país é perfeito, nem a Holanda, nem O reino Unido, muito menos a França, mas esses, tem uma economia forte, têm poucos iletrados..
Se vale a pena? Claro, quando expulsarem os chulos, os que não pagam impostos, os oportunistas, que por ai grassam!
Condiro-me bastante activo em matéria de exigir mais deste país e em fazer mais por ele, mas sei ver o que se passa à minha volta!
Continuem a dizer que a culpa é de uma revolução feita, e mal há cerca de 33 anos atrás, que havemos de ir longe!
Em termos de cidadania e de patriotismo, não levo lições de ninguém!