Wednesday, March 21, 2007

Macho Alfa

Por teres ouvido do sexo oposto que a preferência ia para um macho Alfa, e por um colega ser o que todos chamam a preferência, a dúvida instaurou-se na tua mente. Investigas. Descobres que é muito usado para leões. É o dono do território, das fêmeas, da comida e da decisão. O dono da brincadeira. Mas só pode existir na comparação com outros machos. Qualquer um o pode ser. Ou deixar de o ser.

O domador entra sempre primeiro na jaula do circo para mostrar aos leões que é o seu território. Lá vêm os gatinhos, entre eles um Alfa, pois é assim a ordem da Natureza. Com o domador torna-se Beta, mas sempre à procura de uma promoção. É portanto, o mais rebelde dos leões. Ou o mais inútil, cedendo ao pragmatismo. Os mais abaixo no alfabeto são os que fazem as coisas mais difíceis. As estrelas. Sendo consistente, os que comem mais.

Fazes a tua analogia. Nos dias de hoje pouca coisa nos faz sentir como leões na pradaria. Será mais correcta a visão de sermos animais domados pela sociedade, e se pensarem bem terão que concordar contigo. Partes dessa base e entras agora no conflito entre seres Alfa e o estômago.

Quando te perguntarem já tens resposta. És o domador.

1 comment:

sara said...

Vais gostar de saber mais sobre o comportamento animal (disciplina). Muito a aprender. Temos o caso dos pássaros, em que os machos são sempre mais bonitos que as femeas para chamar à atencão, cativar, ver se alguém lhes pega. Já nos equídeos, há sempre um macho dominante - que pega todas -, enquanto os outros "homens" do grupo, pobrezinhos, ficam a olhar, ou ficam com os restos. Mas isto - claro - só (!!) quando a femea está para aí virada, quando lhe apetece. Caso contrário, pobre macho, dominante ou não: à primeira tentativa leva uma tareia e, provavelmente - integridade física e moral lesada - não tenta tão cedo... E lá se vai a dominancia. Rapidamente deixa de ser alfa.

Semelhancas?