Wednesday, October 12, 2005

Em busca de um fio condutor


Ontem alguém que sempre escutei atentamente, disse-me "Tens que arranjar um fio condutor para o teu blog. É giro, mas tu ora tens fotos de uma viagem, ora opinas sobre algo, contas uma história... Isso acaba por confundir quem lê."

Tenho que admitir que é verdade... e como verdade não saiu da minha cabeça durante o dia de hoje. Vi uma data de blogs, e se repararmos todos têm uma temática, crítica social (os portugueses sempre foram óptimos a criticar, ninguém nos bate nisso, pena que percamos todo o tempo a criticar o mau que existe e não a criar o bom que não existe), alguém que foi viajar e faz um blog com os amigos que ficam, para se publicitar alguma coisa, mais pessoal, em que se escreve a opinião sobre livros, filmes etc... sei lá... mas uma constante em todos, uma temática. Este blog, de facto, não tem nada disso... Ou tem?

Comecei a minha busca, e apareceu a mãe das perguntas, "Porquê escrever num blog?" Porque é que escrevemos de modo a que toda a gente veja, critique, saiba o que vai na nossa cabeça sobre determinada questão...

Eu sempre adorei escrever... tinha e tenho os meus cadernos onde escrevo do mais ridículo ao mais pessoal. Não é por adorar escrever que eu aqui estou... A opinião das pessoas, em geral, também nunca me importou muito, se querem que vos diga, custar-me-ia muito pensar de maneira diferente só porque voçês não gostam. Não espero mudar o mundo com o que escrevo, talvez deixá-lo um sítio melhor para se estar... mas isso deveria ser uma constante nas nossas acções, não entra para esta contabilidade. Sempre adorei uma boa discussão, mas o que há para discutir sobre uma data de fotos de um monte qualquer?

Como podem adivinhar, estavam a ser todos água, e a minha frustação já punha em causa a existência do blog em si. Resolvi olhar noutra direcção. Os poucos posts que aqui estão... são viagens que eu fiz, histórias pelas quais eu passei, produtos da minha imaginação, mais virão que serão histórias que eu ouvi e nunca mais esqueci, livros e filmes que vi e achei bons...

O denominador comum era óbvio e dava ao meu blog, provavelmente, a temática menos interessante do mundo. O fio condutor sou eu. Isto, sou eu por escrito, à vista de quem quiser. Estou-me a dar a conhecer ao mundo pelo seu instrumento mais comum, uma página na internet. Não é nada original, mas as coisas boas só o podem ser uma vez na sua existência. Agora porque o faço...

Eu tenho duas respostas à pergunta "Porquê escrever um blog?"

Politicamente correcta: Somo seres sociais, é a principal característica da nossa evolução, o facto de vivermos em sociedade e em constante comunicação uns com os outros é uma das maravilhas que nos possibilita o nosso mal aproveitado cérebro. Como seres evoluídos, temos a tendência a comunicar os nossos pensamentos à sociedade, e esta, é sem dúvida, a maneira mais fácil do cidadão anónimo se expressar de um modo que possa chegar a todos.

Politicamente incorrecta: Com a massificação dos media somos todos os dias invadidos por comentários do dia-a-dia, histórias que achamos engraçadas, livros, opiniões. Temos uma fome pela opinião, de quem sabe ou simplesmente acha que tem direito de opinar sobre seja o que for. Com o passar do tempo, vemos que o que essas pessoas fazem, a maior parte (medíocre portanto) está ao alcance de todos nós. E até bastante melhor, por vezes. Isso aliado à humana necessidade de reconhecimento leva directamente a um blog.

Eu não sou diferente de ninguém... devo andar pelo meio destas duas... como todos nós.

Escrever sobre nós traz de volta sensações, conhecimentos e ajuda-nos na nossa principal missão nesta vida que é aprender com a nossa existência. Abre portas que não sabíamos que existiam, ter opiniões que o dia-a-dia não nos dá direito... Sentar e pensar. Ajuda-nos a ser melhores.

2 comments:

Anonymous said...

...e no final, como diria um bom amigo, tudo isto não passa de masturbação...

Anonymous said...

Casmurro?? Tu?? Nãaaa!!!
Se ouvisses mais vez esse alguém não te fazia nada mal mas o blogue é mesmo a tua cara...
O prometido é devido e a partir de hoje é diário ,) O resto vai por mail!!!
Bisous