Tuesday, November 29, 2005

Um futuro aeroporto, já por si, fantasma




As obras públicas têm um problema. Não se pode falar depois. A falar, tem que ser agora. Depois a opinião pública é bombardeada com lucros fabulosos que nunca ninguém diz como são calculados. Na altura do Euro, lembro-me de um tipo, devia ser importante, no meio da assembleia da república, dizer que o Euro já estava a dar lucro... Seis meses antes de começar.

Ninguém nega que esta, tal como as outras obras de regime, é importante. E o resultado final tem tendido a ser a bom. Mas, mais nada se pode esperar. Depois de tanta discussão, e derrapanços orçamentais, é o mínimo, que as coisas fiquem boas.

O desenvolvimento do país é importante. Mas à prori, os decisores têm que estar bem fundamentados para puderem decidir que obras poderão ajudar o país num cenário futuro. Sendo pragmático... Qual é a projecção de visitas a Portugal nos próximos anos? Vejam bem, o aeroporto da Portela tem capacidade para 12 milhões de passageiros/ano... Estão previstas obras para aumentar para 16/18 milhões. Segundo as projecções, servirá para o fluxo previsto até 2015/2020.

O aeroporto da Ota, terá capacidade para 40 milhões. Isto é mais 100% do que o estimado... em 2020. O que Sócrates está a teimar é em comprar um Ferrari, e depois ter uma mula a puxá-lo. Tenho pena de vos dizer, mas não é um aeroporto que vai trazer mais gente ao nosso país. Alguma vez viram excursões organizadas a um aeroporto? Eu exijo saber de onde vêm estas pessoas todas... Mais, a opinião pública tem que receber uma explicação relativa a esta capacidade. Se calhar, mas só se calhar, é melhor criar razões para haver esse fluxo. Agora numa de boa fé... Para esta capacidade ser calculada, alguma coisa vai acontecer, ou algum plano existe. Até pode ser que depois não se realize... mas pelo menos dêm-me algum alento, mostrem que esta ideia vem de algum lado, que não da vossa brilhante cabeça. Eu não quero mais um cinema ao ar livre como está o estádio de Faro. Aliás, para quem não sabe, a equipa do Farense arrumou as botas...

Olhando os números, se nada de especial acontecer, metade do aeroporto vai ser inútil. E é aqui que temos que concentrar as forças, a localização acaba por não ser assim tão importante, pelo menos para quem não está metido no tacho da especulação imobiliária. É muito fácil ter o movimento referido. Baixam-se as taxas, e as companhias aéreas passam a trocar em Lisboa em vez de um outro aeroporto. As pessoas ficam um hora, entre aviões, bebem o seu café, ouvem um fado alternado com as mensagens de aviso tão "aeroportais" e põe-se a andar para onde querem. O que é que eu ganho com isso? O que ganha Portugal?

Escrevo por duas afirmações de Sócrates que me fizeram sentir gozado. O nosso primeiro diz, o TGV e o aeroporto da Ota são prioridade. Bem... para além dos 100% a mais que o estimado em 2020... ainda o TGV... É Fátima que vai aparecer em Lisboa?

A segunda é... que o novo aeroporto da Ota não tirará fluxo ao do Porto, mas sim a Madrid. Ora, isto implica que muita gente que neste momento vai para Madrid, quer realmente vir para Lisboa. Humm...

Eu brinquei com o TGV, mas devo dizer... esse é um bom projecto... se há possibilidades no país para o fazer é muito bom. Eu quando viajo, vejo sempre até onde posso ir... Se fosse turista em Madrid e estívesse em Lisboa em 3 ou 4 horas... eu de certeza visitaria mais do que a estação de St Apolónia.

Mas o projecto que acho justificável e está a ser deixado para trás é o melhoramente do Porto de Sines. Ainda para mais, a realizar-se a "Horta da Europa". O dono dos principais portos do mundo, entre os quais o de Singapura, comprou o Porto de Sines à uns anos. Não sei o que lhe foi prometido, nem o governo, também não me interessa. As linhas ferroviárias têm um combóio por semana, a estrada de Grândola é um perigo, e ainda não tem muitos camiões... Querem um local mais estratégico para desaguar na Europa? Era só haver logística... Isto aliado ao TGV tem um grande potencial. Por exemplo, a EuroStar liga Bruxelas a Londres passando por Lille. Estava num buraco enorme... resultado, os tipos estão a transportar camiões no combóio rápido... Qualquer mercadoria estaria em Espanha ou no resto da Europa num instante... E atenção... isto não é da minha cabeça, está planeado à muitos anos, mas nunca houve a força política para o fazer. Além de poder ser 10% do orçamento do aeroporto.

Eu não estou com isto a dizer que se deve investir aí... Sómente a mostrar que há coisas que fazem mais sentido... E atiram o aeroporto da Ota para uma teimosia pessoal de um ser, não para uma conclusão lógica tirada a partir de dados fundamentados.

Esta mania das grandezas está a tornar-nos cada vez mais pequenos. Eu admito que possa estar enganado, por favor, mostrem-me por A+B a razão da capacidade proposta, numa perspectiva que ajude o país.

4 comments:

Anonymous said...

Finalmente encontro alguém que partilha da mesma opinião: TGV mais Ampliação do Porto de Sines...Portugal tem de ser, pela localização privilegiada, o porto marítimo da Europa e não o Aeroporto da Península Ibérica.
Dá-lhe de força, malandro

Anonymous said...

Esquecendo por momentos a "afamada" crise, dois pontos:
-Um aeroporto demora anos a ser construído. Se em 2015 o aeroporto da Portela já não serve, então mais vale começar a pensar seriamente numa alternativa para quando chegar a altura estarmos preparados e não andarmos a "puxar pelo velhinho" até que algum acidente aconteça
-Investimentos deste tipo têm que ser pensados a longo prazo (como engenheiro devia saber isso!) e puxado ou não por "burros" nos primeiros tempos o ferrari tem que estar preparado p o futuro
-um grande aeroporo pode não trazer mais turitas, mas permite escalas de voos longos, passagem de mercadorias, o que gera riqueza (que é o que se quer!!)
Voltando ao nosso contexto, de facto uma despesa destas será quase um crime principalmente qd se pensa em todos os "sacrifícios" que a sociedade tem que realizar. Mas não será um investimento ganho? ;) ... sem tempo p acabar! bj

Manandre said...

Primeiro agradecer a formosa primeira presença do grande Picão, esperando que me brinde muitas vezes mais.

Quanto ao segundo... :)

O aeroporto mais movimentado em 2002 foi o de Atlanta, nos Estados Unidos. Cerca de 75 milhões de passageiros. O que Sócrates quer implica que Portugal tenha mais de metade do movimento existente neste aeroporto quando a Ota estiver terminada. Eu não digo que não, mas quero saber o que se planeia fazer para que isso aconteça.
Dou-te um exemplo. O maior aeroporto do mundo está a ser construído na China. Existe uma relação directa entre o desenvolvimento acelerado deste país e a necessidade de melhores infraestruturas. Claramente existe uma justificação. O aeroporto vem em consequência de, não a montante.
Qual a razão do nosso?

Depois do custo de produção, é o custo de expedição o principal alvo dos gestores. Se não houver pressa, vai da maneira mais barata. É o avião? Além disso, e falo com conhecimento de causa, empresas de expedição aérea dão dinheiro... a quem manda nelas.

Acho bem que não se meta a crise no meio desta discussão. A primeira impressão é sempre do pornográfico orçamento comparado com os esforços aos quais os tugas são obrigados. Mas acho que são águas bem diferentes. Um esforço para que o país fique melhor, o que implica investimento. Mas o investimento tem que ser bem pensado e justificado, nesta altura muito mais, em que todos os trocos são importantes para o país.

O teu segundo ponto, concordamos perfeitamente... a longo prazo verdadeiramente, agora, não se pode esperar que o facto de estar construído seja por si só suficiente para que o fluxo aumente. Tem que haver algo mais.

No caminho em que Portugal vai, a tendência será descer. Ou se desenvolve o país noutros sentidos, e assim se justifica um aeroporto maior, ou então o da Portela vai ser grande. É só isso que quero mostrar.

Anonymous said...

nao te preocupes nos proximos 300 anos nao vai ser necessario construir outro aeroporto na regiao de Lx, pelo menos tendo em conta o caminho da nossa economia.
quanto ao resto,de facto a ampliaçao do porto de sines ou o terminal ferroviarioda pedra furada (para expediçao de marmores e productos afins - cerca de 5% do PIB deste pais) teriam sem duvida melhores resultados a curto/ medio prazo. em termos de investimento em infraestruturas isto vai ser miseravel nos proximos anos, as verbas em pidac sao desoladoras e a maior parte dos projectos estao adiados pelo menos ate a aprovaçao do proximo, mas enfim... tenho pena nao ter comprado uns terrenos na ota aqui à uns aninhos LOL.

abraço

vitor