Guerra Civil Espanhola
Não me perdoo de me ter esquecido da guerra civil espanhola neste post. Obrigado VB. Digo-vos que o meu fascínio por esta guerra vem da sua simbologia, pois nenhuma outra guerra simboliza tão bem a polarização entre forças tão conhecidas entre nós, e nunca ideologias tão diferentes e poderosas estiveram em confronto na Europa, e em guerra civil. Apaixonou o povo, cronistas e artistas e apaixona este vosso.
De 1936 a 39, após a eleição democrática de um governo de esquerda, o exército apoiado pelos grandes senhores e pela Igreja Católica Romana impugnou os resultados e lançou-se numa guerra pelo controlo do país, pois temiam a separação das várias regiões que ansiavam pela independência. Do outro lado estavam os republicanos que defendiam o seu governo eleito, os comunistas e os anarquistas.
As forças de direita contavam com o apoio da Alemanha Nazi e da Itália fascista. Os republicanos com a URSS. Esta última não terá chegado aos outros dois, mas o que mais me fascina nesta guerra, foi o movimento de socialistas pelo mundo que vieram combater. Nomes como Ernest Hemingway, (do qual resulta “Por quem os sinos dobram”) George Orwell (do qual resulta “Lutando em Espanha” e um mais reflectido “Triunfo dos porcos”) ou o criador da obra-prima “O Principezinho” Saint-Exupéry. Pablo Neruda em Paris recebia os refugiados espanhóis e mandava-os para a América do Sul. Foi criado todo um movimento que as tremendas forças envolvidas reclamavam.
O número de mortos durante os três anos foi enorme. A guerra civil espanhola desempenhou um papel mais negro para os anos futuro. A Alemanha Nazi considerou-a um campo de treinos para as suas tácticas de ataque e principalmente para a sua terrível força aérea, Luftwaffe, uma das suas maiores mais valias. Do seu bombardeamento de Guernica, o único resultado digno de ser mencionado é a obra de Picasso,
Percebem o fascínio que me é impossível não mostrar? Terá sido a guerra mais representativa de todo um conjunto de forças opostas que mandava no mundo. E a diferença para uma IIGM, é a questão civil, o que aumenta o sofrimento e as mortes, mas dá uma dimensão muito mais humana aos objectivos de quem nela lutou.
Deixo-vos o link da wikipédia.
1 comment:
Estive ontem com ela à frente. Impressionante, imponente, incómoda.
Post a Comment