Wednesday, March 26, 2008

A incompetência será televisionada

Image Hosted by ImageShack.us



As tricas entre o CDS e o PSD competindo por um lugar à frente do último, os números do PS que mesmo repetidos incessantemente não furam pedra e o PCP que apenas repete o que o BE diz. Mas aos solavancos. Ana Drago, por mais triste que te deixe, quando falas prefiro o torpor da beleza ao raciocínio. Sei que o PCP o vai dizer de seguida. O comportamento padronizado dos partidos põe-me dúvidas no conceito de democracia. Uma ideologia e um rumo partidário são óptimos, mas deve ser impossível concordar sempre. Com bom senso e dando mais importância aos valores humanos de cada um do que a umas linhas num livro, percebe-se que defender sempre o mesmo partido é humanamente impossível. Dando-me a liberdade de uma opinião pessoal e nada instituída, é antidemocrático, não pensamos por nós próprios. Assim como o é, por parte do partido, castigar uma pessoa por usar o seu quadro de valores em vez da ideologia para tomar as suas próprias decisões. A pergunta a lançar é se a disciplina partidária, dentro e fora do parlamento, é ou não democrática. Não se surpreendam com a relevância dada a ideologia neste texto. Sei que não a conseguem identificar ao centro do nosso espectro político. Pensem que quis ser simpático. Os rumos partidários estão despidos de linhas mestras e constantes. Depende do contexto. Temos uma política feita de políticos que olham o contexto e nunca se enganam. Na televisão.

2 comments:

Anonymous said...

é obvio que é impossivel concordar sempre, e como nao poderia deixar de ser discordo com o que dizes. aquilo que os livros nos dizem nunca deve ser encarado como verdade absoluta principalemnte porque foram escritos em realidades (momentos/contextos) diferentes. a questao da disciplina partidaria tem barbas maiores que as minhas :). já discutimos isto uma serie de vezes e sabes que a minha opinião está relacionada com o facto que nós votamos em Partidos e como tal estamos a confiar o nosso voto àquele com o qual mais nos identificamos. deste modo é de prever que a sua actuação (em relação a um determinado tema) seja em bloco. a disciplina partidária não é um fim em si mesmo, trata-se do resultado de discussões em torno dos temas que resultam numa orientação de voto. parece-me bastante democratico que, apos estas ditas discussões e tendo-se chegado a um acordo haja um voto em bloco. a disciplina partidária existe em todos os partidos (mais ou menos dissimulada), veja-se agora a questão do acordo ortográfico e a discussão que levantou PSD vs Zita.
Existe de facto um andar com a corrente o que estará a denegrir a politica. a politica nao é, infelizmente, uma coisa bonita de se ver. no entanto ainda vao existindo partidos (os minoritáros) que vao seguindo linhas mestras, aqui a dificuldade é perceber se o facto de o irem fazendo é bom ou não (nao em termos dos partidos em si mas em termos daquilo que os eleitores acham). os politicos enganam-se e vão assumindo os seus enganos. demoram algum tempo a fazê-lo e sao ainda poucos os que o fazem, mas isto pode ser resultdo da idade da nossa democracia. o "nunca me engano e raramente tenho duvidas" caiu em desuso.

com muita pressa,

vb

britita said...

Wow...must be a very good article you wrote when it gets such long comments! But: When will you finally post something for your non-portuguese audience again? (read: PICTURES) ;)
Greetings from cold Holland
Britta